Últimas Notícias

Após morte do ator protagonista, novela fiou apenas um mês nos ar depois de sua estreia


Após morte do ator protagonista, novela fiou apenas um mês nos ar após sua estreia (Foto: Reprodução)

Durando apenas um mês na TV, novela teve seu fim junto com protagonista que morreu por complicações de sua frágil saúde

Há 49 anos, em 8 de novembro de 1973, estreava uma novela da TV Tupi que teria vida bem curta. O Conde Zebra, exibida até 28 de dezembro do mesmo ano, foi tirada do ar abruptamente pelo canal após a morte de seu protagonista, apenas um mês e meio após a sua estreia.

A produção, escrita por Sérgio Jockyman (1930-2011) e dirigida por Luiz Gallon (1928-2002), substituiu A Volta de Beto Rockfeller, tentativa da emissora de reconquistar o sucesso alcançado pela trama original, de 1968, novamente com Luis Gustavo, mas sem chegar perto de obter o mesmo êxito.

Calcada no humor, O Conde Zebra mostrava a história de Vitório Testada (Otelo Zeloni), um humilde imigrante italiano. Um belo dia, uma santa aparecia em um sonho e dava a ele os números para jogar na loteria. Ele acabava vencendo e se tornava milionário, inclusive comprando um título de nobreza, passando a se chamar dom Vespasiano Testardo, o Conde Zebra do título.

No entanto, mal houve tempo de desenvolver a história. O ator Zeloni estava com um tumor cerebral. além disso, seu estado de saúde rapidamente se agravou.

Ator Otelo Zeloni em O Conde Zebra (Foto: Reprodução)
Ator Otelo Zeloni em O Conde Zebra (Foto: Reprodução)

O fim da produção?

Além da novela, Zeloni apresentava, também na Tupi, o programa de culinária Zeloni Forno e Fogão, ao vivo, aos domingos.

Com o repentino cancelamento da produção, a Tupi se virou com reprises até estrear O Machão, também de Jockyman, em 5 de fevereiro de 1974. A trama, estrelada por Antonio Fagundes e Maria Isabel de Lizandra (1946-2019), fez muito sucesso e deu origem, anos depois, a outro sucessos. Como por exemplo: O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco, produzida pela Globo entre 2000 e 2001.

Ator Otelo Zeloni em O Conde Zebra (Foto: Reprodução)
Ator Otelo Zeloni em O Conde Zebra (Foto: Reprodução)

Outras novelas ficaram marcadas pela perda de seus protagonistas durante as gravações, como O Primeiro Amor (1972), com a morte de Sérgio Cardoso (1925-1972); Sol de Verão (1983), com Jardel Filho (1928-1983); e, mais recentemente Velho Chico (2016), com Domingos Montagner (1962-2016).