Novelas

Ex-estrelas da Globo já detonaram “anonimato” em novelas da Record: “Pensam que a gente morreu”


Raul Gazolla, Cristiana Oliveira e Íris Bruzzi já tiveram passagens pela Record. (Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, a Record já tentou desafiar o monopólio da Globo nas novelas, investindo pesado em teledramaturgia, com direito a construção de estúdios nos mesmos moldes do antigo Projac (hoje Estúdios Globo). A realidade, no entanto, sempre bateu à porta, e apesar de alguns sucessos esporádicos, como Prova de Amor (2005), Caminhos do Coração (2007) e Os Dez Mandamentos (2015), a emissora dos bispos sempre teve de correr atrás da sua grande concorrente.

Essa situação se torna complicada para alguns atores, especialmente aqueles ex-globais, que inevitavelmente, fazem comparações com a repercussão do trabalho que tinham na Globo com a Record, e já chegaram a passar constrangimentos com isso algumas vezes.

Nos bastidores, inclusive, já chegou a se popularizar alguns memes maldosos, com a frase “morreu ou está na Record”, que faz alusão justamente ao fato dos atores terem pouca repercussão dos seus trabalhos na emissora dos bispos, devido à baixa audiência que os folhetins costumam registrar.

Atores vivem “anonimato” na Record

Em 2019, um caso com Cristiana Oliveira chegou a chamar atenção. Isso porque, a atriz tentou gerar engajamento para a novela Topíssima, onde interpretava a personagem Lara, e publicou nas suas redes sociais, uma foto onde segurava um cartaz com a frase “Quem matou Luciana?” e com a foto da atriz Aline Riscado, que deu vida à personagem assassinada.

Porém, a falta de repercussão do folhetim, fez muitos seguidores da atriz acreditarem que ela estava exibindo um cartaz sobre um assassinato real. Com isso, a famosa precisou apagar a publicação e deixar claro que aquilo era ficção e se tratava de uma ação para a novela.

Veja também

Em 2016, a atriz Íris Bruzzi, que havia sido demitida da Record após participar de diversas novelas, chegou a fazer um desabafo sobre a falta de repercussão dos folhetins do canal. “Eu fiz coisas lindas [na Record]. Se fosse na Globo, eu teria ganhado prêmios. Eu fui a uma festa e de repente me apareceu uma senhorinha fofa, que disse: ‘Você está linda, eu pensei que você estava morta’. Na Record, a gente desponta para o anonimato. As pessoas pensam que a gente morreu, mas eu estou vivíssima. Fico muito triste com isso”, disparou.

Já em 2017, o ator Raul Gazolla, que está atualmente no ar na novela Travessia, da Globo, também foi sincero ao falar que viveu praticamente no “anonimato” no período em que estava atuando na Record. “Você está na Globo, serve um cafezinho pro [Antônio] Fagundes na novela e no dia seguinte você já é celebridade. Você está há três meses protagonizando uma novela na Record e o cara fala assim: ‘Pô Gazolla, parou de fazer novela?'”, falou.

Autor(a):